sábado, 2 de maio de 2009

Valeu Leoni !


O resultado vai sair dentro de poucas horas. Vou relatar aqui as minhas impressões sobre o Concurso de Composição do Leoni.
Eu penso que o Leoni não tinha idéia do sucesso que seria este concurso. Talvez por isso, falhas (citadas por muitos comentaristas nos divertidos fóruns do site) no sistema (esquema, critério) de votação tenham sido o único ponto questionável do concurso. O que não tira o mérito do vencedor, nem o mérito do concurso que defino como Maravilhoso.
Gosto sempre de me colocar no lugar das pessoas nessas horas. Então...
Se eu fosse o Leoni e fizesse um concurso desses, em que eu mesmo escolhesse o vencedor, será que eu não me sentiria arrogante, dono da verdade, arbitrário talvez? Pela internet, acho que o Leoni escolheu um método até confiável. Mas sempre haverá alguém para críticar. Amigos meus ficam “revoltados”, porque eles acham que a minha música é a melhor, mas se esquecem que são amigos meus. Por outro lado, eu gostaria muito de ser escolhido pelo Leoni. É complicado! Somos o bicho gente.
Colocando-me no lugar de outro candidato (qualquer um), penso:
E se o vencedor é daquelas pessoas que lutam por aí para divulgar sua obra em bares, esquinas, comunidades virtuais e tem milhares de contatos no MSN, vive com os dedos rasgados e rouco de tanto querer chamar atenção? Pôrra! Essa pessoa merece vencer por tudo isso que eu, por exemplo, não sou. Tenho 23 amigos no Orkut. A maioria dos meus contatos na Internet são profissionais. Vivo entocado em casa... Enfim, o carinha que anda esparramando a sua obra por aí, merece ter mais votos. Outra coisa: Acho super legal levar laptop para a praia, distribuir panfletos etc. Eu fiquei esses dez dias, entocado, pelo meu trabalho e por não ser tão cara de pau quanto deveria ser. Ora! Se eu quero que votem em mim, eu tenho que pedir. Catzo!
Se eu quero ou preciso aparecer, preciso ser um tanto mais cara de pau. Não há mal nenhum nisso quando se tem bom senso.
Até que eu pedi votos, mas muito timidamente. Toda a cidade (e várias outras cidades vizinhas) me conhece pelo meu trabalho e pela minha música “Valeu!” que é uma espécie de hino por aqui. Eu poderia ter feito uma “cruzadinha” em prol de “O CIÚME NÃO COMPENSA”.
Todos os radialistas região são conhecidos ou amigos meus e eu não fui nenhuma vez ao rádio porque entendi o processo eletivo de outra forma. Queria ser votado por ter agradado.
Mas, o certo é que este concurso serviu para que eu acordasse. Eu tenho dezenas e dezenas de músicas prontas, com letras muito legais e melodias que eu nem sei como consigo criar, visto que não sou um grande músico.
Próximo passo: Colocar meu site no ar e bombar “Valeu!” no Brasil inteiro. Em Salvador, ela vai começar a tocar logo. Meu site vai bombar! Apostem!
Sobre os novos amigos:
Eu fiz, na primeira semana do concurso, uma música em cima da letra da Kamilla. Ficou linda!
Em seguida enviei uma música (infantil, para um disco que já havia começado a gravar) com a Ayssa.
Já separei uma melodia para o Nuno pôr letra. Só falta eu gravar a guia.
Quero, e acredito que vou, fazer músicas com o Geovanni, o Rafa (amigo de infância), a Clara, o Dione e quem mais topar e rolar química. Talvez seja o caso de um álbum: OS EX-QUASE PARCEIROS DE LEONI.
Amigos, não tenho nada a reclamar deste concurso. Expliquei para a Mamãe e Papai e eles sacaram. Só falta eles se conformarem. (rs rs)
Eu vou tentar segurar a onda dos meus amigos, revoltados sem causa.
Bola pra frente! E que o vencedor aproveite todo o leite e o deleite da Glória.
Leoni. Você mudou a minha vida! Mas, isso não quer dizer que basta... Ainda quero ser seu parceiro! E muito!

7 comentários:

Clara Gomes disse...

Pepe, muito legal sua reflexão sobre o concurso! Realmente, o mais importante é aprendermos que podemos e devemos nos mexer para fazer o sonho acontecer. Não é conseguir milhões de votos nem receber a coroa do Leoni que vai nos transformar ou realizar. Temos que fazer acontecer!
Quero compor também para o cd infantil.
Beijos e obrigada! Sua mensagem melhorou um pouco minha noite...

Julian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Pimenta disse...

Pepe, o concurso não seria o mesmo sem suas listinhas e comentários! Espero que a gente possa manter contato! Sua letra é um sucesso, independente do resultado, "não compensa" foi a frase mais falada nesses dez dias!

Beijos!

Felipe Grilo disse...

Grande Pepe, belas palavras. Torcendo por sua carreira, e quem sabe tbm não rola uma parceria? Seria uma honra pro meu disco tbm, sabia?
Grande abraço a você e tenha certeza q vc foi um sucesso, pq não gostar do Pepe, não compensa. ;)

Pepe Donato disse...

Tô cheio de Moral.
Brigadão, galera!

Kamilla Barboza disse...

Pepe...

Hoje ouvi mais algumas vezes a nossa música.

Ainda é bem diferente ouvir minha letra em outra melodia! Mas como é bacana.

Hoje, quando ouvi pela primeira vez, abri a boca e chorei mesmo.
Cara, é lindo ver alguém cantando uma letra que você fez. E quando ouvi vc cantando a minha letra, foi emocionante.

Sabe o mais bacana... Você não desistiu de mim, da minha letra... E nas suas listas que deixaram o concurso tão bacana, você disse que ela era a mais bonita...

Você me fez acreditar mais em mim.
Você foi essencial, obrigada!

Um beijo!
Vamos gravar a nossa música e vai ser um sucesso!
Sou tua fã, cara! Você é um grande ser humano!

Nuno Rau disse...

Grande Pepe,
muito lúcida sua reflexão.
Também acho legal quem correu atrás de votos, de toda forma que deu.
São escolhas, estratégias.
Acho que vc devia ter feito o mesmo, e com seu carisma e caráter teria dado trabalho ao Julian e à Clarinha.
É isso aí.
Não considero, no entanto, que esta votação "popular" tenha a capacidade de aferir o talento de ninguém, pois é muito sujeita a interferências de toda ordem
Por outro lado, uma votação "especializada" é também sujeita a erros.....A "crítica" e os especialistas muitas vezes erraram ao longo da história....
Então, amigão,o lance é curtir a viagem, aproveitar a paisagem, e ir em frente. Vai lá, cava o seu espaço, mostra pra eles....
abração.
Nuno Rau

p.s. Não correr atrás do sucesso não compensa!!!
heheheh